​​SOBRE O APLICATIVO

A técnica pode ser aplicada de maneira bem didática. Primeiramente é preciso identificar o problema ou emoção em desequilíbrio. A partir daí deve-se criar um “abacate” seguindo as orientações de preenchimento.




























As orientações são bem objetivas e à medida que o usuário avança no preenchimento, todas as instruções necessárias surgem nos balões de pensamento contidos no aplicativo. É interessante que o usuário leia por diversas vezes seu abacate, seus cartões de enfrentamento e suas listas de qualidades pessoais e de conquistas. Este processo auxilia que aquele pensamento inicialmente "cinza", torne-se saudável “verde”. É extremamente importante que as seis etapas da técnica dos abacates sejam preenchidas. Mas atenção, quando você estiver preenchendo seu abacate e precisar interromper em uma etapa do abacate cinza, tome cuidado e preencha pelo menos a próxima etapa verde, para que emoções, pensamentos e comportamentos saudáveis estejam mais fortes.

Um recurso muito importante são os “Exemplos” que fazem parte do aplicativo. Eles são “abacates” completos exemplificando diversos temas como: TOC, ansiedade, depressão, angústia, não conseguir parar de fumar, culpa, dificuldade de praticar atividade física, dentre outros. Os usuários podem editar os exemplos de acordo com seus sentimentos e realidade, facilitando o uso da técnica para aqueles que ainda não estão muito familiarizados com a técnica ou simplesmente querem uma ajuda. Os exemplos editados tornam-se parte do “meus abacates”, porém os exemplos em seu formato original sempre permanecerão intactos.




























Os cartões de enfrentamento devem estar relacionados com os abacates, são afirmações verdadeiras e positivas para serem usadas quando você tiver de lidar com as emoções, pensamentos e comportamentos negativos e não saudáveis. Os cartões podem ser acessados diretamente quando o usuário está numa situação que não há tempo suficiente para reler as seis etapas dos “abacates”, mas a leitura daqueles cartões poderá ajudar a manter o foco no pensamento e no comportamento saudáveis.




























As listas (“Sinta-se Melhor”) também constituem uma ótima ferramenta para trabalhar o pensamento e o comportamento saudáveis. Nesta parte do aplicativo o usuário fará duas listas distintas, uma para a autoestima (qualidades pessoais) e outra para a autoconfiança (progressos e conquistas). Ao valorizar os seus progressos e os seus comportamentos saudáveis, a melhora torna-se natural. As listas devem ser permanentemente aprimoradas e relidas.